RSS

Sem-teto protestam contra aluguéis caros e despejos forçados gerados pela Copa

15 maio

protestomtst

Divulgação

Há ainda a expectativa da criação de uma política federal de prevenção de despejos forçados. O MTST cobra mudanças em programa habitacional que garantam melhor localização e maior qualidade das obras

15/05/2014

Por Jorge Américo,

Da Radioagência Brasil de Fato

Dando continuidade à campanha “Copa Sem Povo, Tô na Rua de Novo”, os sem-teto organizam mobilizações em diversas cidades do país. Na manhã desta quinta-feira (15), manifestantes bloquearam importantes vias na cidade de São Paulo. As ações contaram com a participação de famílias das ocupações “Copa do Povo”, de Itaquera (veja vídeo abaixo), e “Nova Palestina”, da zona sul.

Protestos parecidos ocorreram em outras capitais. Além de denunciar as contradições da Copa do Mundo da Fifa, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) pede o “controle público do reajuste de aluguéis urbanos estabelecendo o índice inflacionário como teto dos reajustes”. Esta seria uma maneira de combater a especulação imobiliária.

Há ainda a expectativa da criação de uma política federal de prevenção de despejos forçados. O MTST também cobra mudanças no Programa Minha Casa Minha Vida que sejam capazes de garantir melhor localização e maior qualidade das obras.

A campanha foi lançada no dia 8 de maio, quando as sedes das empreiteiras Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez foram ocupadas, em parceria com o Movimento  dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). As empresas são apontadas como responsáveis pela maior parte dos estádios da Copa e beneficiárias de contratos públicos bilionários.

Anúncios
 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: