RSS

Unificados e Atesq inauguraram hoje pioneiro Espaço de Saúde do Trabalhador

18 mar

WEB-destaque-DSC00249-337x252

O Sindicato Quimicos Unificados e a Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq) inauguraram no início da noite de hoje (14/03/14) o Espaço de Saúde e Meio Ambiente do Trabalhador, um projeto pioneiro voltado para a defesa da saúde e do meio ambiente da classe trabalhadora.

WEB-interna-fachada-casa

Estiveram presentes militantes em saúde do trabalhador da região, dirigentes sindicais de várias categorias e de outros municípios, entidades e associações ligadas ao tema e de órgãos públicos voltados para a saúde no local de trabalho e o vereador de Campinas Paulo Bufalo (Psol).

 

WEB-int-fita-DSC00251

Rasteiro, Tavares, Arlei e Glória rompem a fita na inauguração

WEB-interna-fachada-festa-DSC00277

Vista geral da festa de inauguração

No decorrer do dia, antes da inauguração, foi realizado o Encontro de Militantes na Defesa da Saúde dos Trabalhadores, na Regional Campinas do Sindicato Químicos Unificados e aprovada proposta de criação da Federação Estadual das Associações de Portadores de Doenças do Trabalho.

A vida acima do lucro

O Espaço, a partir de agora, é um local de formulação e de organização de políticas em ações na defesa dos direitos e de um meio ambiente saudável no local de trabalho. Mais uma demonstração de que a saúde e a vida dos trabalhadores é prioridade no Unificados.

Em suas ações, o programa dará suporte, apoio, informações e treinamento para que entidades e militantes possam se qualificar nas lutas pelo direito à vida e à saúde, acima do lucro.

Ele é dotado de equipamentos e medidores de diversos ambientes do trabalho. Um espaço aberto de articulação de entidades e militantes da área, e facilitador para toda sociedade, sempre em defesa da saúde do trabalhador.

O imóvel é dotado de acessibilidade total, com rampas e elevador. No piso há a recepção, sala de atendimento comum, sala da Secretaria de Saúde do Unificados e sala da Atesq. No segundo piso estão sala de multimídia equipada para vídeo conferência e cursos de formação, e sala da Secretaria de Comunicação e da direção do Unificados.

Antonio de Marco Rasteiro, coordenador da Atesq, comemora a criação do Espaço e diz que ele é resultado de toda uma luta iniciada há 13 anos. “O Espaço é muito importante, pois, as próximas lutas em defesa da saúde, o que nunca tem fim, conta agora com ponto inédito de apoio, construído e administrado pelos próprios trabalhadores. O Espaço atenderá tanto o trabalhador já vitimado, como também dará orientações e informações para que os demais possam se defender melhor”, explica Rasteiro.

Glória Nozella, dirigente da Secretaria de Saúde do Unificados, afirma que no dia de hoje “… nasce a esperança de ampliar a luta em defesa da saúde dos trabalhadores, somando os esforços das categorias profissionais e de diversas entidades. Afinal, somos todos trabalhadores expostos às condições insalubres e perigosas de trabalho que são criadas pela irresponsabilidade e pela ganância de lucro da patronal”.

O Espaço de Saúde fica na avenida Barão de Itapura, 2021, Guanabara, Campinas.

Encontro de Militantes na Defesa da Saúde
dos Trabalhadores abriu programação do dia

A inauguração do Espaço de Saúde e Meio Ambiente do Trabalhador foi precedido pelo Encontro de Militantes na Defesa da Saúde dos Trabalhadores, nos períodos da manhã e da tarde de hoje (14/03/14). Ele foi organizado pelo Sindicato Químicos Unificados e pela Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq), com o apoio do Sindicato dos Bancários de Santos.

  WEB-int-os-quatro-DSC00151

Dr. Roberto Ruiz (ao microfone), seguido por Dra. Luciana, Glória Nozella e Dra. Vera Lúcia Salermo

No período da manhã, o tema Doenças do Trabalho, Causas e Efeitos na Vida dos Trabalhadores foi abordado pela Dra. Vera Lúcia Salermo, médica sanitarista e do trabalho e mestre em saúde pública; Dra. Luciana de Souza Garbin, psicóloga do trabalho, mestra em psicologia do trabalho; Dr. Roberto Ruiz, consultor médico do Unificados em saúde do trabalhador e Glória Nozella, dirigente da Secretaria de Saúde da Regional Campinas do Sindicato Químicos Unificados.

  Dra. Vera Lúcia, durante sua exposição

Ponto em comum nas falas foi a de que a classe trabalhadora, além das lutas por direitos econômicos, sociais e legais, precisa se apossar de todas as informações relativas ao mundo do trabalho e da produção, fator fundamental para a luta em defesa da saúde, da vida, da segurança no trabalho e do meio ambiente.

Associações, lutas e as
dificuldades na organização

Jeffer Castelo Branco (esq), Sílvio José, Francisco Tavares, Dr. Roberto Ruiz, José Roberto e Valdevino de Santos – Composição dos palestrantes às 14 horas

Às 14 horas, o tema Associações, Lutas e Dificuldades na Organização foi abordado por Francisco Tavares, coordenador da Associação dos Trabalhadores Expostos à Contaminação Química (Atesq); Jeffer Castelo Branco, da Associação de Combate aos Poluentes (ACPO); Sílvio José Gonçalves, da Associação dos Trabalhadores Lesionados nas Empresas Metalúrgicas de Valinhos, Campinas e região (Attastlem); José Roberto de Souza, da Associação de Vítimas do Trabalho de Mogi Guaçu; e Valdevino de Santos, da Associação dos Expostos e Intoxicados por Mercúrio Metálico (Aeimm), de São Paulo.

A coordenação foi feita pelo Dr. Roberto Ruiz.

Crime Shell/Basf – lutas e vitória

WEB-int-os-três-DSC00222

Dr. Marcos de Oliveira Sabino (ao microfone), perito médico em saúde pública pelo Cerest/Campinas; Dr. Roberto Ruiz e Antonio de Marco Rasteiro, coordenador da Atesq

WEB-int-Arlei-DSC00213

Arlei Medeiros, ao microfone, defende sua proposta de criação da Federação Estadual das Associações de Portadores de Doenças do Trabalho

A proposta foi aprovada por unanimidade, em votação. Na sequência, foi eleita uma Comissão Provisória de Organização da Federação, também em votação

WEB-interna-votação-DSC00218

Votação por aclamação, em unanimidade, aprova criação da Federação e definição da Comissão Provisória de Organização

Inauguração Espaço de Saúde e Meio Ambiente do Trabalhador

Os danos aos ex-trabalhadores da Shell/Basf e ao meio ambiente, as vidas perdidas e a batalha judicial de 12 anos serviu de exemplo e motor para que o Sindicato dos Químicos Unificados e a Associação dos Trabalhadores Expostos às Substâncias Químicas (Atesq), criassem o Espaço de Saúde e Meio Ambiente do Trabalhador. A partir de agora o trabalhador, seja de que ramo for, estará amparado por uma equipe multidisciplinar. O foco é a prevenção e a mudança de comportamento na fábrica para evitarmos  danos irreversíveis à saúde e ao meio ambiente.

Veja o vídeo produzido pela TV movimento

TV movimento

Veja as Fotos

dsc00227dsc00229dsc00232dsc00234dsc00236dsc00237dsc00240dsc00241dsc00245dsc00246dsc00248dsc00252dsc00254dsc00255dsc00256dsc00272dsc00275dsc00277

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18/03/2014 em Notícias, Saúde

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: