RSS

Reverberação Positiva

08 fev

Postado: Site Arlei Medeiros 

safe_image

Já se passaram 8 meses das manifestações de junho de 2013 e sinto positivamente que de lá para cá muita coisa mudou e para melhor. As  pessoas estão mais participativas nos assuntos que envolvem o dia a dia da cidade, do estado ou país.

O ato de cobrar por uma administração mais próxima da realidade das pessoas que vivem principalmente nas periferias, está cada vez mais arrebanhando lutadores pela causa. A própria mídia se vê na obrigação de mostrar toda essa indignação popular.

Nesta semana que se passou, participei de dois atos em que a participação do cidadão chacoalhou o comodismo de governantes. Começamos por Vinhedo onde um grupo de pessoas ligado ao prefeito Milton Serafim, articulou um pedido de cassação dos vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto, ambos do PSoL e da vereadora Marta Leão (PSD). Na primeira sessão da Câmara, na segunda-feira (03/02), muitos moradores da cidade foram ouvir de perto as desculpas dos vereadores para tamanho ato antidemocrático. Não se pode mais ser de oposição, ter pensamentos contrários a outra corrente política?Teremos de viver, em pleno século XXI, o ultrapassado coronelismo?

Sorte que a população, independente de partidos políticos, pressionou os parlamentares contra  essa arbitrariedade. Dos 15 vereadores somente um votou pelo processo de cassação. O projeto foi arquivado pela Câmara. Uma vitória da população, da verdadeira política que está sempre ao lado dos movimentos sociais e da pluralidade.

No dia seguinte, na terça-feira (04/02), foi a vez dos moradores de Sumaré mostrarem indignação pelo projeto da prefeita Cristina Carrara (PSDB) que quer privatizar o Departamento de Água e Esgoto do município. Infelizmente, os vereadores diante do questionamento da população, se acovardaram e preferiram suspender a sessão. Mas que fique bem claro, os cidadãos querem explicações.  A administração precisa entender de vez que quem tem voz ativa é a comunidade. Prefeito e vereadores representam a vontade popular. Será que eles ainda não entenderam isso?

Arlei Medeiros

Presidente do PSoL Campinas

Coordenador do Observatório de Gestão Pública do Trabalhador

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 08/02/2014 em Artigo

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: