RSS

Crime Shell/Basf e vitória dos trabalhadores serão contados em filme

01 maio

shell 1

Começam nesta quarta-feira (01/05) as filmagens do longa-metragem – O LUCRO ACIMA DA VIDA- sobre o Caso Shell/Basf em que ex-trabalhadores foram contaminados por metais pesados na fábrica de agrotóxicos em Paulínia, além do prejuízo ambiental para toda a região. As tomadas do filme começam a ser feitas justamente no Dia do Trabalhador (01/05) para reforçar a reflexão sobre a classe.

O filme resgata toda a história de luta desses trabalhadores que foram adoecendo ao longo da jornada de trabalho e tiveram que se unir e lutar para que as empresas reconhecessem os erros e pagassem por isso. No dia 8 de abril de 2013 a justiça brasileira responsabilizou as multinacionais Shell e Basf. O acordo fixou o direito ao tratamento médico vitalício para 1058 ex-funcionários e dependentes e ainda indenização por danos morais coletivos em R$ 200 milhões. Também ficou garantido o pagamento de indenização por danos morais individuais, que gira em média, em torno dos R$161mil.

Segundo a Atesq, Associação dos Trabalhadores Expostos as Substâncias Químicas, 63 pessoas morreram desde que o processo entrou na justiça há 12 anos. A maioria em decorrência do câncer.

shell

O filme

Uma cidade cinematográfica foi montada em Paulínia na Fazenda Santa Terezinha. O elenco conta com atores experientes e cerca de 30 ex-trabalhadores da Shell/Basf vão participar como figurantes.  O papel principal é do ator da Rede Globo Deo Garcez que teve participação na novela O Cravo e a Rosa. O ator Richards Paradizzi, de 79 anos, que dirigiu o teatro do SESI em São Paulo por mais de 20 anos também está no elenco que ainda conta com atores internacionais como o austríaco David Wendefilme e a alemã Constanze von Oertzen.

Outras informações sobre o elenco e formação dos atores você encontra no site http://casoshell.wix.com/filme

A direção é de Nic Nilson jornalista e cineasta que já roteirizou e dirigiu vários filmes como Turma do Capi, Um Natal Diferente, Águas Furtadas, Van Gogh, Turma do Printy.

Recursos

O Filme está orçado em 1 milhão  e 500 mil reais. É patrocinado pelo Sindicato dos Químicos Unificados, Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico de São Paulo (Fetquim) e Associação dos Trabalhadores Expostos as Substâncias Químicas (Atesq) .

Vale ressaltar que boa parte dos recursos está vinda da doação de colaboradores que se identificam com a luta e com a causa. No site  http://casoshell.wix.com/filme você pode conhecer alguns desses parceiros.

SERVIÇO:

As gravações começam na quarta e vão até sexta-feira. Na quarta-feira e na sexta as filmagens começam às 8h. Na quinta, os trabalhos serão iniciados às 12h.

Local: Fazenda Santa Terezinha ( fica a 5km do teatro de Paulínia- pedir informações no próprio teatro).

SITE: http://casoshell.wix.com/filme

FAN PAGE :https://www.facebook.com/filmecasoshell

Anúncios
 
 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: