RSS

Chico Cidadão

02 out

Conheça como atua um político do PSOL e vamos mudar pra valer as nossas cidades votando PSOL 50

Fala emocionante de Chico Alencar na votação da PEC contra o Trabalho Escravo

Chico Alencar, 60 anos, filho de pai piauiense e mãe paulista, é carioca da Tijuca e tem 4 filhos.

Chico é professor, formado em História pela Universidade Federal Fluminense. Defendeu tese de Mestrado em Educação na Fundação Getúlio Vargas sobre o movimento das Associações de Moradores do Rio, do qual foi um dos líderes no início dos anos 80. Lecionou durante mais de duas décadas em colégios da rede pública e particular do Rio de Janeiro. É professor licenciado de Prática do Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Dirigiu, entre 1987 e 1988, a Coordenadoria de Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação, que encaminhou a primeira eleição direta das direções das escolas públicas do Rio de Janeiro.

Foi vereador do Rio de Janeiro, pelo PT, de 1989 a 1996. Participou da elaboração da Lei Orgânica e do Plano Diretor da Cidade, sempre apresentando emendas reivindicadas pelos movimentos populares. Em 1998 foi eleito deputado estadual: presidiu a Comissão de Direitos Humanos e foi vice-presidente da Comissão de Educação da ALERJ. É Deputado Federal, eleito pelo PT em 2002 – de novo o mais votado –, reeleito em 2006 pelo PSOL, e mais uma vez eleito em 2010, com consagradores 240.724 votos, segunda maior votação de todo o Estado. Integra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e o Conselho de Ética. Obteve duas vezes o “Prêmio Congresso em Foco” (2009 e 2010) de melhor deputado do Brasil. Desde 2006, é incluído pelo Diap entre as “100 cabeças do Congresso”.

Em 1996 candidatou-se à prefeitura do Rio e, mesmo boicotado pela direção nacional petista, obteve a terceira colocação, com 642 mil votos, faltando 1,5% para chegar ao segundo turno. Em 2008, também concorreu à prefeitura, agora pelo PSOL. Chico é autor de 26 livros, como História da Sociedade Brasileira (com Marcus Venicio Ribeiro e Lucia Carpi), Brasil Vivo (com Marcus Venicio Ribeiro e Claudius), BR-500 e Educar na Esperança em Tempos de Desencanto (com Pablo Gentili), além de infanto-juvenis das coleções Viramundo e Educar nos Valores.

Seu lema de vida vem de Gandhi: “seja a mudança que você quer no mundo”.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 02/10/2012 em Politíca

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: